Convidamos para o lançamento em Brasília do livro Ocekadi: hidrelétricas, conflitos socioambientais e resistência na Bacia do Tapajós, co-editado pelo Programa de Antropologia e Arqueologia (PAA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e pela International Rivers – Brasil. Reunindo trabalhos de pesquisadores vinculados a diversas instituições do poder público e organizações da sociedade civil, o livro tem o objetivo de oferecer subsídios para o aprofundamento do debate público acerca do conjunto de hidrelétricas e outros grandes empreendimentos planejados, em construção ou já implementados na bacia do Tapajós.
Para o lançamento do livro em Brasília, serão realizados dois eventos:
– Segunda-feira, dia 12/09, entre 15-19 hs no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo), no campus da UnB
Nos eventos, haverá debate com lideranças de povos indígenas, movimentos sociais, representantes do Ministério Público e co-autores do livro.
Veja a programação detalhada (sujeita a ajustes) nos arquivos linkados abaixo.
A bacia do rio Tapajós é uma região de enorme diversidade socioambiental, que integra dois biomas importantes: o Cerrado e a Amazônia. Nos anos recente, a região tem sido o foco de planos para uma quantidade sem precedentes de barragens para usinas hidrelétricas, juntamente com hidrovias, pavimentação de rodovias, e grandes empreendimentos de mineração e do agronegócio. O livro “Ocekadi” (termo da língua Munduruku que pode ser traduzido como “nosso rio” ou “o rio do nosso lugar”) tem como enfoque principal a análise crítica de processos de planejamento, licenciamento e implementação de hidrelétricas na bacia do Tapajós, especialmente sob a ótica de incompatibilidades com o marco legal sobre direitos humanos e a proteção ambiental, conflitos socioambientais decorrentes e movimentos de resistência de povos indígenas e outras populações locais em defesa de seus territórios, culturas e modos de vida.
O livro está disponível gratuitamente para download aqui: https://www.internationalrivers.org/node/11503